terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Os pequenos gastos realmente interferem?

Pequenos gastos são os grandes vilões? Será? Será?

 

Na terça feira eu estava escutando o Primo Rico falando sobre esse assunto. Daí, parei e pensei um pouco sobre o assunto.

Será que é economizando no cafézinho que vai te deixar rico?

Acho que a resposta não é bem se vai deixar rico ou não, e sim se vai contribuir mais ou não para poder investir. Explico

Num universo de uma pessoa que ganha seus 10k, não vai ser um cafézinho que vai influir diretamente no potencial investimento. Agora, se uma pessoa vive com 1 salário mínimo, vive no limite, esse dinheiro do cafézinho VAI fazer a diferença.

Ponto de vista do Primo Rico

O Thiago Nigro explicou que o que deixa rico é o trabalho, deu exemplos. Todos os caras milionário conseguiram grana com trabalho + side jobs + empresas + qualquer forma que faça entrar mais grana.

Você consegue ter mais dinheiro "líquido" qd você diminui despesas ou qd aumenta receitas ou os dois, né.

E, realmente, parei pra pensar nas pessoas que conheço que tem uma "condição" melhor. Todas elas fizeram mais grana do que ficavam economizando em qualquer coisa. Digo que saber usar o dinheiro, milhas, pesquisas é organização e contribui; mas não foi deixar de fazer um jantar num lugar top ou pegar só comida mais barata que os deixaram melhor.


Achei interessante o ponto de vista dele, mas são casos e casos. Cada um conta com uma realidade diferente, sabemos que o salário mínimo do brasileiro não ter permitiria tomar café todo dia tb, né. Não que isso seja desculpa, se está insatisfeito ou ganhando mal, cabe só a nós msm mudar isso.

E vocês? Concordam ou tem uma opinião diferente?


Parte pessoal

Voltei a correr, sempre quis correr a meia maratona do Rio. Já consegui fazer alguns percursos de 15km, mas por causa do Jiu jitsu torci o pé não fui fazer a meia. Comprei um tênis e voltei devagar, 5km pra acostumar e perder o sobrepeso do final do ano


E segue a primeira vítima do corona vírus no Brasil



Abraços!


11 comentários:

  1. O primeiro passo p ser rico é ganhar mais. Se o cara ganha 1 salário mínimo, a primeira coisa que deve pensar é tentar investir em si mesmo para ganhar mais. Esqueci de falar: estou divulgando meu blog sobre concursos. valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.. mas é foda q salário mín hj não da pra se viver, investir em si é complicado.. mas quem quer dá um jeito. Pode ser estudando material gratuito online, pedindo ajuda a amigos e etc.

      Vou olha seu blog sim, tb estudo pra concurp

      Excluir
  2. Eu tenho minha opinião sobre o assunto, acho que vale até um post em meu blog. Estou vendo muitas pessoas falando atualmente que o negócio não é economizar e sim ganhar mais,parece que estão falando isso para a economia rodar e acabar com os frugal do mundo haha.

    Eu acho que não tem pra onde correr, não é porque se ganha pouco, que não tem que economizar. Os caras falam que a pessoa tem que investir em sí mesmo para ganhar mais, mas investir em que ? você acha mesmo que uma pessoa com carteira vazia tem mais condições de ganhar do que alguém que tem alguns trocados nela? na minha opinião não.

    E isso é dito em vários livros sobre finanças

    " A oportunidade aparece para quem tem a carteira cheia e não carteira vazia"

    E isso é fato! Quando você tem dinheiro, parece que oportunidades de negócio aparecem para você ganhar um dinheiro aqui e ali.´

    Então resumindo, se o FDP não economiza nada, como ele vai ganhar mais? como oportunidades irão aparecer para ele?

    Estudos? talvez. Mas se tratando de Empreedimento, o cara tem que pensar em ter O DINHEIRO em mãos acima de tudo primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita razão, meu amigo. Mas concorda que se a pessoa ganha 1k, ela vai gastar o 1k, se ela ganha 10k, ela vai gastar 10k. Às vezes o problema é a mentalidade e nenhum estudo dá jeito. Perdemos muitas oportunidades por falta de dinheiro? SIM! Então temos que mudar isso, por essa razão resolvi rebalancear minha carteira pra ter algo qd aaprecer.
      Abraço

      Excluir
  3. Eu acredito muito no equilíbrio. Uma coisa é a pessoa sair uma vez por semana, duas vezes por mês para ir naquele restaurante caro. Uma coisa é ela fazer isso como algo habitual. E a diferença será clara em termos de economia.

    Talvez não se tu analisares isoladamente, mas pega durante um ano... Faz diferença sim.

    O próprio "Primo" é contraditório em alguns aspectos. Quantas vezes ele postou no insta dele que estava no aeroporto e não iria comprar um salgado, por exemplo, porque era caro. Se tu fores levar a teoria dele ao pé da letra, isso também não te deixaria mais ou menos rico, correto?

    Acho que precisamos encontrar o meio termo. Lógico que fazer o consumo (seja de alimentos caros, materiais, enfim) algo habitual te deixará bem distante do que tu estás querendo, mas de vez em quando acredito que seja plenamente natural. Afinal, precisamos curtir o caminho até a independência.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equilíbrio é tudo na vida. No entanto, acho que se você quer muito algo ou tem muita vontade, vc não deve se privar. Levando em conta que você tem uma consistência no que você faz.
      O salgado do aeroporto de 25 conto é cruel, mas pr ele q ganha 70k só de adsense dá pra fazer isso haahha
      abraço

      Excluir
  4. Thiago nigro, nathalia cury e cia.: "Para a pessoa ganhar mais ela tem que investir em si mesmo!"
    Pessoa ignorante: "Mas como? Investir em quê?"
    Thiago nigro e cia: "Faça meu curso!"

    Parabens!! vocÊ deu dinheiro para alguém que leu um livro e resumiu para vocÊ em um curso. por causa da preguiça, vários ficaram mais pobres e uns poucos ficaram mais ricos.

    Abs!

    mineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, capitalismo.. E agora, que a bolsa tá na alta, o que mais tem é CONSULTOR FINANCEIRO. Todo mundo dono da razão e ensinando todo mundo. Eles de fato ensinam o básico, pelo menos nessa parte gratuita (nunca fiz curso deles), não vi até hj eles pegarem um balanço e destrinchar passo a passo os itens e talz. Talvez façam isso no curso. No meu caso, vou lendo (ainda é mais barato) e investindo. Aprendendo com erros e acertos
      Abraço

      Excluir
  5. Por isso acho importante trabalhar com o conceito de %.
    Se um cafezinho ao dia custa 5% do seu salário ao mês, é sinal que você tá "investindo" nas coisas erradas. No caso, satisfazendo a vontade do momento atual em detrimento de uma melhora no futuro. Tudo precisa de contexto, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você foi perfeita na explicação. Usar porcentagem é o melhor parâmetro, mas as pessoas não veem isso. Igual qd vão pagar 10 reais de juros num cartão atrasado. "é só 10 reais". Se joga em porcentagem, você vÊ q a brincadeira fica estranha..
      Abraço

      Excluir