terça-feira, 17 de março de 2020

Onde estão os analistas e vendedores de cursos agora?

Sumiram?

 


Eu estava sentado outro dia e comecei a perceber que todos aqueles que ficavam enfiando cursos goela abaixo deram uma grande sumida. Antes dos circuit break, a gente era bombardeado por ads no youtube, insta, fb. "Do nada" somem.

A minha grande revolta não é com a galera querer levantar uma grana vendendo curso, mas sim com a manipulação da vida dos outros. Eu vi galera vendendo carro pra começar a aportar pq a bolsa tava subindo mais do que pirâmide, e esses vendedores quase que garantiam isso.

Acho que o mais sensato é jogar de forma aberta. Bolsa varia tanto pra cima qt pra baixo. Reserva de emergência e hedge em renda fixa. Tivemos um boom de 600k pessoas pra 1.6kk de pessoas, talvez 50% nunca tenha visto um crack na vida e, do nada, veem talvez o pior.

Eu estava olhando uma página que sigo e achei um dado interessante. No google trends, uma das coisas mais pesquisadas era frases relacionados a buy and hold do buffet. Incrível, né. Até pouco tempo muita gente criticava o velhinho por ter quase 50% guardado em caixa, agora é de volta o mais procurado e citado.

Foi só um desabafo msm. Eu, não sou e nunca fui especialista em ações, aprendi alguma coisa tomando porrada desde 2015. Eu tento ajudar familiares e amigos que me procuram mostrando o que de fato eu olho e indicando o RI das empresas pra conhecer melhor onde vai colocar a grana. Tem gente que gasta mais de mês olhando info técnica de um celular, mas pra olhar um balanço tem preguiça.

Sei lá, vamos torcer pra uma recuperação e seguir forte nos aportes. Mantenho minha ideia de empresas dividendeiras, até pq sempre foi o meu plano.
E vocês? Mudaram os planos e estratégias ou seguem firme no jogo?

Abraço

12 comentários:

  1. Agora estão vendendo curso das "pechinhas da Bolsa", "Pimentinhas da Bolsa", "Como antecipar sua aposentadoria nessa crise". Enfim, a oportunidade faz o malandro.

    Também não condeno quem vende curso e sim quem tem preguiça de estudar por conta própria e acredita em milagre de enriquecimento rápido, esses precisam levar ferro mesmo.

    Não mudei minha estratégia e como não tenho reserva de oportunidade, não vou mexer na minha reserva de oportunidade pois não sei o que vai acontecer devido esse surto do Corona. Mês que vem aportarei normalmente e vida que segue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que certo, o negócio é seguir seu plano. Mudar o plano agora só vai fazer perder dinheiro. Se o plano é aportar constantemente, segue a vida e compra na promo. Nada de nóia de ficar vendo HB direto.
      abraço

      Excluir
  2. Olá tudo bem?

    Eu tenho dois blogs de investimento e um canal no Youtube.

    Tenho ganho seguidores bem devagar, devido a nunca fazer grandes promessas e falar para as pessoas terem cuidado.

    Os meus conselhos são sempre para as pessoas montarem uma reserva de emergência antes, fazer Buy and Hold com aportes mensais pensando no longo prazo (para mim longo prazo são mais 10 anos), escolhendo boas empresas a bons preços.

    A verdade, quem dá esses conselhos sensatos cresce bem devagar.

    Antes da crise havia gente prevendo bolsa nos 300 mil pontos em breve, agora os mesmos prevêem bolsa nos 50 mil pontos.

    Eles são criativos, não demora começa a aparecer curso de operar vendido (posições short), opções a descoberto e os outras coisas que podem fazer os investidores perderem muito dinheiro rápido.

    Outra coisa que achei muito interessante que todo o mundo falava da Magazine Luiza uma ação que cresceu e multiplicou por mais de 38 vezes, depois de ela valorizar isso tudo é fácil olhar no gráfico passado e falar, qual foi o motivo de eles não falarem antes da Magazine Luiza quando estava muito barata negociada a menos de 1 real, só o fundo Alaska acertou.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance da magalu é um case complexo. Talvez uma em um milhão. Eu nem fico caçando a proxima magalu, até pq não sei fazer isso. Meu plano é dividendo.. lógico q se tivesse uma dessa pra me alavancar seria legal, mas é difícil ou quase impossivel prever isso
      Abraço!!

      Excluir
  3. O velhinho bota todo mundo no bolso. Acho engraçado esses fundos brasileiros ganharem fama, as pessoas saem no tapa quando reabrem, agora é ouvir explicação da desgraça. Casa de research nenhuma se salvou, embora algumas voltarão a mentir quando a poeira baixar.

    Vou entrar em algumas empresas boas que não entrei em 2016. As que não deram certo foram poucas e vou sair no primeiro sinal de melhora.

    Também quero ver o S&P500 dar uma fritada legal. Ainda não estourou bolha nenhuma por lá, ou tem muito ar pra sair desse furo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sp500 vai entrar por etf ou ação de alguma msm? Cara, tb to vendo varias empresas q comprei com preço de 2015. Fico triste pq uma galera perdeu muito dinheiro nisso, mas sigo na estratégia de comprar.
      E realmente, mais uma grande tacada do velhinho.. o cara é foda msm
      abraço!!

      Excluir
    2. Por facilidade prefiro ETF pra ativo gringo, não quero ficar acompanhando lá fora.

      Excluir
  4. numeros proximos:

    40% da minha carteira é RF - não é o fim para mim
    87% da RV está alocada em empresas sólidas em que sigo aportando
    13% da RV que está em empresas não tão boas, mas ficarei um bom tempo sem aportar nelas por questão segurança
    no mais vou priorizar a reserva de emergencia em poupança e seguir aportando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu penso que tinha um plano a seguir. O melhor a se fazer é se manter firme nele, qualquer mudança pode gerar prejuízo. Tb gosto de manter o capital em alguma empresa de maior "risco/retorno", mas algo que se perder tá ok, mas se ganhar ficou show.
      abraço

      Excluir
  5. Ainda estou aprendendo o jogo B3, tento extrair o melhor de cada informação (que são muitas).

    engordarmeuporquinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o negócio é ter paciência. No início é essa enxurrada de informação que vc vai filtrando. Dps de um tempo vc desenvolve seu método.
      Abraço

      Excluir
  6. O mais curioso é que oferecem estratégias maravilhosas, pra ficar rico do dia para a noite. Mas, curiosamente, parece que eles ganham mais vendendo cursos do que investindo.

    ResponderExcluir