Quero Receber Novidades

Saiba quando tem post novo

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Os pequenos gastos realmente interferem?

Pequenos gastos são os grandes vilões? Será? Será?

 

Na terça feira eu estava escutando o Primo Rico falando sobre esse assunto. Daí, parei e pensei um pouco sobre o assunto.

Será que é economizando no cafézinho que vai te deixar rico?

Acho que a resposta não é bem se vai deixar rico ou não, e sim se vai contribuir mais ou não para poder investir. Explico

Num universo de uma pessoa que ganha seus 10k, não vai ser um cafézinho que vai influir diretamente no potencial investimento. Agora, se uma pessoa vive com 1 salário mínimo, vive no limite, esse dinheiro do cafézinho VAI fazer a diferença.

Ponto de vista do Primo Rico

O Thiago Nigro explicou que o que deixa rico é o trabalho, deu exemplos. Todos os caras milionário conseguiram grana com trabalho + side jobs + empresas + qualquer forma que faça entrar mais grana.

Você consegue ter mais dinheiro "líquido" qd você diminui despesas ou qd aumenta receitas ou os dois, né.

E, realmente, parei pra pensar nas pessoas que conheço que tem uma "condição" melhor. Todas elas fizeram mais grana do que ficavam economizando em qualquer coisa. Digo que saber usar o dinheiro, milhas, pesquisas é organização e contribui; mas não foi deixar de fazer um jantar num lugar top ou pegar só comida mais barata que os deixaram melhor.


Achei interessante o ponto de vista dele, mas são casos e casos. Cada um conta com uma realidade diferente, sabemos que o salário mínimo do brasileiro não ter permitiria tomar café todo dia tb, né. Não que isso seja desculpa, se está insatisfeito ou ganhando mal, cabe só a nós msm mudar isso.

E vocês? Concordam ou tem uma opinião diferente?


Parte pessoal

Voltei a correr, sempre quis correr a meia maratona do Rio. Já consegui fazer alguns percursos de 15km, mas por causa do Jiu jitsu torci o pé não fui fazer a meia. Comprei um tênis e voltei devagar, 5km pra acostumar e perder o sobrepeso do final do ano


E segue a primeira vítima do corona vírus no Brasil



Abraços!


segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Mudança de Estratégia

Fala, galera. Tranquilidade?

Bom, eu há um bom tempo falo de colchão de segurança, mas acabou que nunca apliquei. Sempre gostei de comprar empresas, ainda mais porque comecei a comprar tudo qd o ibov tinha seus 45k pontos. Consequentemente peguei uma alta absurda, só que agora eu vejo os preços mais altos e bate certo medo de ficar 100% na variável.

A minha ideia é ter por volta de 40-50% em RV brazuca (fii e ações ). E, os outros 50%, em fundo de renda fixa e outra parte dolarizada. Explico.
Não vou comprar TD pq tá muito ruim, alguns fundos de RF conseguem bate-lo. Vou escolher um com D+1 (pra dar liquidez).
Já a parte dolarizada é como se fosse um Hedge(ou proteção). Existe uma certa correção qd a bolsa brasileira cai, o dolár foge daqui. Muitas vezes vai para os eua e pode gerar um  aumento da sua bolsa. Como sou pequeno, decidi operar por fundo de índice. O mais conhecido é o IVVB11.

Sei que a alta exposição a RV é complicada, mas eu espero proteger meu capital com essa exposição na gringa e mais o colchão. Esse colchão vai ser aplicado em "oportunidades" na bolsa brasileira.

Vendi minha participação da ABEV, acho que foi a minha segunda ação que comprei, mas foi mais por funcionar como um swing trade. Eu tinha um preço médio de 16 nela, e sempre a vejo oscilando entre 15~21. Optei por vende-la a 19 e caso caia de novo pra essa faixa eu penso em recomprar o papel. A situação da ambev está dando uma complicada com a Heineken chegando forte, vou acompanhar os próximos boletins pra ver qual vai ser a próxima tacada do titio Lehmann.

Acho que isso é tudo. Na parte pessoal, continuo estudando pra um concurso ( que não sai). Saindo bem pouco de casa, basicamente malhando e lutando no Jiu jitsu.

Abraços

Aquisição do mês-> Suporte de Tablet  Parece idiota, mas pra quem estuda com tablet isso aqui faz uma diferença ABSURDA! Comprei esse da China, dps que vi tinha na Amazon -.-'

Enquanto isso o radar tá ligado, procurando oportunidades igual no vídeo abaixo




segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Metas x Objetivos

Fala, galera. Tranquilo?

Chegando final de ano e todos nós acabamos por entrar na mesma história de fazer novas metas pro próximo ano. Será que estamos fazendo certo?


Já dizia um ditado:

 "uma ideia sem plano é apenas um sonho"

Para realizarmos o que desejamos nós temos que metrificar, por números, tornar palpável. Vamos lá.

"Eu quero emagrecer "
Isso é apenas um objetivo, mas temos que por no papel o quanto queremos perder, como vamos perder e um prazo.  A partir disso, você tem um plano e deve segui-lo para conseguir.

Quando não fazemos isso, fica tudo muito subjetivo e suscetível a você dizer aquela frase "ah, é muito difícil. Faço na segunda feira".

Eu senti isso qd voltei para o Jiu Jitsu. Chegava na segunda e eu não ia. Pensava "ahh, vou amanhã". Esse amanhã se tornava depois, depois.. e já era. O que fiz foi estipular que segunda e quarta são os meus dias de treino. Eu tenho que ir e não vou mudar. Depois de ter claro isso na cabeça não faltei mais.


Vamos por objetividade, até porque quando chegar o final de 2020 você vai poder chegar e usar algo para se apoiar e ver se atingiu o objetivo. Se você não estabelece meta e números, você poderia ter chegado e emagrecido 1kg em um ano. E aí? Foi ótimo? Não, né..


Eu vou parar um dia e atualizar certinho as metas do blog (não atualizo há anos) e, inclusive, caí nesse erro de confundir a meta e os objetivos, não estipulando isso que falei. Falhei.

E vocês? Usam algo parecido pra medir seu progresso? E o que vão fazer no ano de 2020?

Boas festas, galera!

 Dicas de Livros:


sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

É por isso que você deve agregar valor ao seu Cliente

"Leva-se dez anos para construir uma reputação e menos de 5min para destrui-la"

Acho que todos nós já escutamos essa frase, né?

Queria compartilhar uma história com vocês que aconteceu no último final de semana, para mim, mostra o como algo simples pode fazer você falar mal e nunca mais contratar uma empresa.

Eu fui fazer uma prova em Porto Alegre e comprei uma passagem pela Latam. Até aí tudo bem. Acho que hoje em dia as pessoas não se fidelizam a empresas aéreas, nós, basicamente, buscamos PREÇO. E preço foi o motivo da escolha.

Já na ida, meu voo acabou por atrasar 2horas (DELÍCIA). Mas até aí OK, imprevistos acontecem. O meu grande problema foi a volta! Não por espera ou atrasos, mas sim pela falta de jogo de cintura e de querer ajudar o seu cliente.

Na volta eu tinha comprado meu voo para as 19hrs. Como ia ter que esperar um bom tempo no aeroporto eu tentei adiantar o voo, fui buscar informações e descobri que deveria pagar 100 reais.

Cara, já tinha pago a passagem. Se tinha vaga em qualquer voo mais cedo, porque não fazer algo pelo seu cliente e adianta-lo?  Seria um jogo de ganha-ganha.
Pensem comigo: eu sairia feliz e a empresa teria mais tempo para vender o "lugar" do meu voo já que eu seria realocado e eles perderiam aquela vaga.




Eu quando posso escolher eu vou de Azul, ótimo atendimento, jogo de cintura e até a comida é boa. Na latam eu ganhei 2 biscoitos. DOIS! Eu não voo por causa de comida, mas sério.. tem coisas que porraa.

E vocês? Já passaram por algo parecido com alguma empresa que vão evitar e falar mal sempre que puderem?

Abraços

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Educação financeira e longo prazo até no futebol. Olha o Flamengo!

Planejamento é tudo


Fala, galera. Beleza?

Acho que já é fato que a educação financeira na nossa vida cotidiana é um fator mais do que necessário, concordam?
E se pudéssemos extrapolar isso para outros lugares... como o futebol.
Hoje se você liga a tv ou pega um jornal garanto que só vai ler sobre o flamengo, mas vocês acham que essa subida foi repentina?


Há uns anos atrás eles tiveram um presidente que era um "fanático" por pagamento de dívidas, controle nas despesas e aumento em receitas (parece familiar ?). Parece top, né? Quantos títulos esse cara deu pro time? ZERO!




O mais legal disso é que, mesmo sem títulos, isso foi muito bom para o clube. O cara conseguiu pagar muito das dívidas, trazer patrocinador, reformas e construções de CT..

Mas será que quem vai ser lembrado é ele ou o presidente que entrou agora começou a gastar o que conseguiu ser poupado?




A lição que temos que tirar disso é que se você começa a plantar algo bom, pode levar um tempo, você pode até não ter o reconhecimento, mas o resultado vem! Os flamenguistas deveriam fazer uma estátua do Bandeira de Melo pelo que ele conseguiu fazer pelas finanças do clube e assim dar vida a um clube que, gigante em torcedores, mas que era "mal aproveitado".


Conclusão


Eu tenho um tio que diz o seguinte:
"Se eu tenho uma empresa eu tenho ralar pra fazer dinheiro. Em um clube ou determinado setor público, eles tem que ralar pra gastar o dinheiro que entra"

Planejamento é tudo. Depois que você abre uma empresa ou começa a investir, você acaba vendo esses detalhes em tudo. De certa forma você começa a esquecer o imediatismo e vislumbrar um prazo médio/ longo.


 Pessoal:
Resolvi deixar de prorrogar e comprei meu ukulele e comecei um curso.
Ritmo intenso de provas, viajando o país. Uma hora vai!
Li um livro só no mês, queria dois...




segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Como comprar barato na Black Friday

Você sabe comprar barato ou compra por impulso? Saiba como aproveitar a BlackFriday

Fala, galera. Beleza?

Hoje resolvi falar de um assunto que já está estourando nas mídias por esse mês: A Famosa Black Friday.

Para muitos, sinônimo de fraude, para outros, oportunidades.

E você?  Consegue economizar  ou só leu a "promoção" e já acha que está de graça?





Fases para as compras

Eu, atualmente, uso uma metodologia de esperar 7 dias pra compra qualquer coisa. Com isso eu evito a compra por impulso, consigo analisar e ver se é realmente necessário aquilo.

Por exemplo, eu estava doido pra comprar aqueles fones sem fio (da Xiaomi mesmo). Fiquei namorando eles um tempinho, vi que realmente queria, então fui ao passo 2

Usar Buscadores de preços
Já ouviram falar do site Bondfaro ou Buscapé? Nele eu consigo comparar o preço do mesmo produto nas principais lojas e commerce do Brasil e ver qual que está mais barato.

É só isso?
Não, meus amigos.

Nesses sites há diferença de valor caso compre a vista ou parcelado, geralmente 10% de desconto. Fiquem ligado nisso.

Outro fator que devemos ficar atentos. FRETE
Agora que assinei meu Amazon Prime , vou aproveitar esse frete grátis. E isso é importante porque o frete pode chegar até 15% do valor do produto dependendo das lojas.

Mas beleza, como saber se é ou não fraude

Nesses sites buscadores de preço, eles disponibilizam um HISTÓRICO de preços!! Isso é bem legal porque você vê a evolução do preço ao longo do tempo e aí sabe se está fazendo um bom negócio ou não

Conclusão

Acho que era isso, prestem atenção. Não caiam na asneira de comprar tudo por impulso, você só perde dinheiro assim. Comprar não é ruim, mas devemos tentar comprar com economia e consciência, até porque o trocado que sobrar pode virar o aporte do FII do mês que vem :)

Abraço e boas compras



sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Minha experiência de acordar as 5 da manhã por uma semana

5 am club funciona?

Experiência de 1 semana

Fala, galera. Beleza?

Há um bom tempo venho acompanhando uma galera que se diz parte de uma nova seita (5 am club), parece até com os crossfiteiros, só falam disso. Só sei que o copy de vendas deles funcionou comigo porque fiquei curioso pra entender a lógica disso.


Bom, basicamente se resume a acordar uma hora mais cedo do que normalmente acordamos (via de regra), e, durante esse tempo, fazer coisas produtivas. Exemplo: leitura, exercícios, desenvolvimento pessoal, reflexão, etc.

Tudo isso conceito de um cara de um livro chamado Milagre da Manhã.

 

Jornada da semana


Sempre fui um cara matinal, gosto de acordar cedo, maaaaaaaaaas 5 da manhã é pesado. Vamos lá

Segunda 
Primeiro dia, animação de começar um projeto paralelo. Acabou que acordei de boa, fui fazer umas flexões, agachamentos, meditei (tentei muito) e fui estudar

Terça
Então, tinha ido dormir um pouco mais tarde então foi tenso levantar.

Quarta, quinta e sexta
Um Mau Humor desgraçado, dormindo pouco. Culpa minha, deveria deitar mais cedo. E eu tava errando em uma coisa que pra mim é o principal, já chego nela.

Sabado e Domingo
Aqui já não tive problema, tava tão cansado, cheio de olheira nos outros dias que acabei dormindo cedo e fui compensando.

Conclusão

Os primeiros dias foram lixo total, mas uma semana é um tempo muito curto pra fazer disso um hábito.
Principal erro foi não ter definido EXATAMENTE o que deveria fazer de manhã.

Eu peguei que a ideia principal é você acordar e fazer algo pré definido na noite anterior ou num outro dia. Eu caí na ideia de acordar e decidir o que fazer. PURA ILUSÃO.

A ideia é bem legal, mas se você não é da manhã ou não tem nem vontade de tentar ainda há solução pra você. Eu fiz um curso de produtividade do Geronimo Theml que ele fala de programar sua semana no domingo e já agir no modo automático. Essa uma hora a mais que você ganha só vale a pena se você sabe o que fazer com ela, senão vai ser só acordar mais cedo para nada.

E vocês? Já tentaram? Vão tentar?
Abraços


Link do Livro: Aqui