domingo, 1 de março de 2020

E aí? Você é realmente Buy and Holder?



Essa é uma pergunta bem pertinente agora, não acham?

Desde o boom das ações, subindo de 600k investidores para 1,5milhão essa foi a primeira porrada que tomamos. Chegamos a 120k pontos e baixamos até menos de 100k.

 Todo mundo se diz buy and holder até começar a derreter o patrimônio. Via gente comprando qualquer coisa, diga-se "Oi", com zero fundamento. Não sou o melhor investidor, LONGE DISSO, mas comecei a ver gente próxima comprando qualquer coisa pq tava tudo subindo. Quero ver qual foi a reação delas nesse momento.

A porrada machuca, lembro da minha primeira ação que comprei (CMIG3), paguei por volta de 13 reais. No mesmo ano, ela chegou a bater 5 reais. Lembro de ter entrado nela mais 2x na casa dos 9 e 8. Não via o fundamento dela cair tanto para isso..

Estratégias

Eu vejo muita gente falando que o que importa é o valor e não preço. Acho que depende da sua estratégia. Se você é um Barsista, que se importa mais com dividendos do que evolução de patrimônio, isso pode estar certo. O negócio é cair o dinheiro lá pra você viver a sua vida, independente de ter 1 ou 10 milhões. Agora quem quer ser alavancar, acho que importa um pouco sim.

No meu caso, eu gosto de dividendos. Nunca comprei uma empresa de rápido crescimento. Só que por estar estudando pra concurso, logo, com pouco dinheiro, não tenho aportado qt gostaria. E, então, uso uma estratégia de oportunidades para poder me "alavancar". Faço de certa forma um giro de ações, qd estou com elas, aproveito o dividendos (até pq gosto da empresa), qd acho que consigo vende-la bem, troco e pego outra oportunidade.

O meu mais recente movimento foi com ambev. Tinha Preço médio na faixa dos 15 reais e pouco. Vendi a 19. Comprei de novo a 14,30.

Resultado de imagem para oportunidades
Ah, mas o balanço da ambev veio ruim. Heineken está dominando o mercado. SIM, companheiros. Concordo que houve um balanço desfavorável. Mas, acredito no Lehmann e seus amigos. Mais do que comprovado que eles se viraram bem ao longo dos anos, e, ainda peguei um preço descontado para uma empresa que, para mim, tem um grande valor.

Outra estratégia que gosto é a do Nigro, estipula um valor percentual de qt quer ter em cada ativo (fii, RF, ações,BDR), e vai rebalanceando com as oportunidades até ficar tudo igual. Achei legal isso, pq tive amigos me ligando que estavam queimando o TD deles todos pra comprar as oportunidades. Mas aí pensei, será que essas oportunidades já estão no piso? Será que podem melhorar ou piorar? Então é legal esse rebalanceamento para a ganância não te surpreeender.

Em breve em todas as corretoras

E vocês? 

Quais foram suas "jogadas" nesse caos da última semana? Compraram, venderam?

Abraços


Meu ego e o Ibovespa




4 comentários:

  1. Meu sonho se realizou. Eu tinha muitas ntnbs 2045 com ganhos superiores a 100% e estava doido por uma queda na bolsa e ela veio. Agora estou 100% na bolsa. Tenho propriedades mas dinheiro todo ele na bolsa é a hora de ficar rico ou morrer tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não tenho sangue frio pra isso não. Já até tive, mas qd a bolsa era 50k, lembro de "perder" quase metade do patrimônio. Falo isso pq não vendi, mantive. Se vendesse era só choro. Minha ideia é deixar algo dolarizado, uns 30%RF e o resto na RV.

      Excluir
  2. Sou da escola Barsista, então o preço e DY pra mim importa.

    Minha carteira tá derrentendo, quase 10%, mas os dividendos recebidos deram uma amenizada.

    Acho legal sua estratégia com Ambev, penso em fazer isso com Bancos (Brasil, Banrisul, ABCB) mas isso quando tiver com uma carteira mais robusta e entender melhor da movimentação do mercado.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cara. Não é algo certo. Mas é uma empresa que eu gosto e tento sempre entende-la. Aí qd vejo essas oscilações, acho que podem me gerar uma vantagem. Acredito que isso valha a pena por enqt q tenho pouca grana, qd ja tem um capital maior, já recebe mais dividendos, não acho necessário ficar fazendo isso.
      Abraços!

      Excluir