sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Minha experiência de acordar as 5 da manhã por uma semana

5 am club funciona?

Experiência de 1 semana

Fala, galera. Beleza?

Há um bom tempo venho acompanhando uma galera que se diz parte de uma nova seita (5 am club), parece até com os crossfiteiros, só falam disso. Só sei que o copy de vendas deles funcionou comigo porque fiquei curioso pra entender a lógica disso.


Bom, basicamente se resume a acordar uma hora mais cedo do que normalmente acordamos (via de regra), e, durante esse tempo, fazer coisas produtivas. Exemplo: leitura, exercícios, desenvolvimento pessoal, reflexão, etc.

Tudo isso conceito de um cara de um livro chamado Milagre da Manhã.

 

Jornada da semana


Sempre fui um cara matinal, gosto de acordar cedo, maaaaaaaaaas 5 da manhã é pesado. Vamos lá

Segunda 
Primeiro dia, animação de começar um projeto paralelo. Acabou que acordei de boa, fui fazer umas flexões, agachamentos, meditei (tentei muito) e fui estudar

Terça
Então, tinha ido dormir um pouco mais tarde então foi tenso levantar.

Quarta, quinta e sexta
Um Mau Humor desgraçado, dormindo pouco. Culpa minha, deveria deitar mais cedo. E eu tava errando em uma coisa que pra mim é o principal, já chego nela.

Sabado e Domingo
Aqui já não tive problema, tava tão cansado, cheio de olheira nos outros dias que acabei dormindo cedo e fui compensando.

Conclusão

Os primeiros dias foram lixo total, mas uma semana é um tempo muito curto pra fazer disso um hábito.
Principal erro foi não ter definido EXATAMENTE o que deveria fazer de manhã.

Eu peguei que a ideia principal é você acordar e fazer algo pré definido na noite anterior ou num outro dia. Eu caí na ideia de acordar e decidir o que fazer. PURA ILUSÃO.

A ideia é bem legal, mas se você não é da manhã ou não tem nem vontade de tentar ainda há solução pra você. Eu fiz um curso de produtividade do Geronimo Theml que ele fala de programar sua semana no domingo e já agir no modo automático. Essa uma hora a mais que você ganha só vale a pena se você sabe o que fazer com ela, senão vai ser só acordar mais cedo para nada.

E vocês? Já tentaram? Vão tentar?
Abraços


Link do Livro: Aqui



10 comentários:

  1. O que eu acho é que se vende soluções fáceis para problemas complexos. Já agora um grupo que diz que tem que acordar às 4:30h. Daqui a pouco haverá quem defenda que dormir é perda de tempo.
    Não é acordar as 5 a.m. que fará uma pessoa ser bem ou mal sucedida, mas estar preparada para aproveitar as oportunidades que a vida pode vir a oferecer.
    Acordar as 5 a.m., se alongar, meditar, estudar mandarim e verbalizar mantra, de nada adiantará se vc não estiver disposto a trabalhar duro, a engolir sapos e a se jogar de cabeça quando aparecer uma oportunidade.
    Eu realmente abomino essas modinhas, acho que cria uma ilusão de que é fácil ter sucesso, ainda mais num país pobre, disfuncional e instável como o Brasil. Isso no longo prazo do gera frustração para aqueles que adotam essa atitude e ver com o passar do tempo que nada mudou.
    Quer ter sucesso? Se qualifique, esteja disposto a trabalhar duro e espere as oportunidades aparecerem. Mas tenha consciência que talvez essas oportunidades nunca apareçam. Então não crie muita expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com você, cara. Não existe receita pronta de bolo pro sucesso. O caminho é tortuoso, duro, cansativo, etc. Isso aí é uma forma de você ganhar um tempo a mais pra poder se qualificar ou executar coisas que você "não tinha tempo". Outra palavra de ouro que falaria seria: CONSISTÊNCIA. Tem que melhorar e tentar por um bom tempo, não é todo mundo que consegue aquele overnight success.
      Valeu pela visita

      Excluir
  2. Bobagem.
    Desde quando comecei trabalhar em casa, coisa de 10 anos atrás, eu parei de usar despertador. Eu acordo quando o sono acaba. Melhor qualidade de vida impossível.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haahah você gosta de trabalhar em casa? Qdo o trabalho é longe, ok. Agora se for perto eu prefiro ter um ambiente de trabalho, até mesmo pra ter aquela comunicação/networking.
      Uó, temos que fazer oq nos faz bem. Eu to tentando umas paradas pra ver se melhoro algo ahahah
      abraço

      Excluir
  3. Fala Dividendos,

    Parabéns pelo experimento, cara!

    Se você perguntar aqui na finansfera, acredito que o consenso geral é acordar às 5AM que é uma farsa para vender mais livros e cursos, e eu acabo concordando. PORÉM, existe sim um benefício em acordar mais cedo e fazer o dia render mais com uma hora ou duas reservadas a você no seu dia. Precisa ser às 5h especificamente? De jeito nenhum; eu acordei às 6h segunda a segunda por um tempo e vi minha produtividade crescer bastante. Mas não é requisito: tem gente que acorda às 10h e é milionário (várias pesquisas também não acharam correlação nenhuma entre os dois).

    Se for seguir com a rotina, fé e força! Mas gostei da sugestão do planejamento de domingo; tinha lido uma coisa parecida no High Performance Habits.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não é uma coisa EXATA. Funciona mais como impulsionador. Mas aí, faz o lance de se planejar no domingo, é muito bom

      Excluir
  4. Essa uma hora a mais eu prefiro ficar dormindo, sai fora, hahauha.
    Moro perto de onde preciso ir justamente pra não precisar sair com tanta antecedência de casa e poder dormir mais, huahuah.
    Como você disse, de manhã só funciono no modo automático, sou mais produtiva do fim da tarde pra noite, pra mim não daria certo. (mas já pensei em fazer academia antes de começar o dia, porém nem academia em faço em outro horário, já viu né hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, Ryca. Experimenta academia de manhã. No início é ruim, mas dps você ganha mais vontade e vigor pro resto do dia. E em relação a ser noturna, não é problema.. acho que a ideia de tentar "criar" uma hora a mais é pra impulsionar, mas tem gente que não é diurna e não tem jeito!
      O principal é vocÊ conseguir separar algumas horas do dia pra desenvolver algo que te envolva e te faça evoluir, tipo trabalhos paralelos, habilidade a mais, hobbies e etc.
      Valeu pela visita

      Excluir
  5. Eu acordo todos os dias às 5h30min e tenho definido o que farei. Tenho como hábito estudar e exercitar-me. Dá certo, mas eu respeito meu corpo. Caso durma tarde em um dia, não me forço a acordar cedo... Acho que o esforço tem que estar aliado à saúde. Se não tivermos esta, não temos nada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu cmg tb. Eu queria pq queria acordar cedo, mas as vezes você sai, bebe um pouco a mais.. o negócio é equilíbrio! Conhecer seus limites e saúde.
      Valeu pela visita

      Excluir