segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Metas x Objetivos

Fala, galera. Tranquilo?

Chegando final de ano e todos nós acabamos por entrar na mesma história de fazer novas metas pro próximo ano. Será que estamos fazendo certo?


Já dizia um ditado:

 "uma ideia sem plano é apenas um sonho"

Para realizarmos o que desejamos nós temos que metrificar, por números, tornar palpável. Vamos lá.

"Eu quero emagrecer "
Isso é apenas um objetivo, mas temos que por no papel o quanto queremos perder, como vamos perder e um prazo.  A partir disso, você tem um plano e deve segui-lo para conseguir.

Quando não fazemos isso, fica tudo muito subjetivo e suscetível a você dizer aquela frase "ah, é muito difícil. Faço na segunda feira".

Eu senti isso qd voltei para o Jiu Jitsu. Chegava na segunda e eu não ia. Pensava "ahh, vou amanhã". Esse amanhã se tornava depois, depois.. e já era. O que fiz foi estipular que segunda e quarta são os meus dias de treino. Eu tenho que ir e não vou mudar. Depois de ter claro isso na cabeça não faltei mais.


Vamos por objetividade, até porque quando chegar o final de 2020 você vai poder chegar e usar algo para se apoiar e ver se atingiu o objetivo. Se você não estabelece meta e números, você poderia ter chegado e emagrecido 1kg em um ano. E aí? Foi ótimo? Não, né..


Eu vou parar um dia e atualizar certinho as metas do blog (não atualizo há anos) e, inclusive, caí nesse erro de confundir a meta e os objetivos, não estipulando isso que falei. Falhei.

E vocês? Usam algo parecido pra medir seu progresso? E o que vão fazer no ano de 2020?

Boas festas, galera!

 Dicas de Livros:


2 comentários:

  1. Então, nunca segui as metas e objetivos, esse ano já instalei app pra rastrear o que tenho feito. Coloquei como objetivo cumprir as metas de 2020, hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu comecei usando app tb, mas não me adaptei.
      Como eu tb estudo pra concurso, eu compre um quadro branco e faço umas anotações e colo post it. Aí num canto dele eu escrevi as metas do ano. Daí eu to sempre olhando aquilo que eu quero. Tem uma frase que é: "o que é visto não é esquecido"
      Abraço

      Excluir