Quero Receber Novidades

Saiba quando tem post novo

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Vamos Falar sobre Subscrição? Você sabe o que é?

Subscrição: o que é, pra que serve e pra onde vai?

Fala galera, como vão esses investimentos?

Estou fazendo esse post pois esse mês me deparei com algo "novo" para mim. Abri meu home-broker para dar aquela avaliada nas minhas posições e me deparo com um papel que não estava lá anteriormente "TIET2". A primeira coisa que pensei foi que p**** é essa de TIET2 que eu não me lembro de ter comprado em momento nenhum.

Depois de uma breve pesquisa vi que se tratavam de ações as quais eu tinha direito à subscrição.

Esse nome não me era estranho, inclusive já havia lido a respeito, mas nunca tive, até então, a oportunidade prática de exercer esse direito...

Mas afinal o que é a tal subscrição???




Colocando de forma simples é um direito, que as pessoas que já possuem uma posição em ações de uma determinada empresa têm de exercer. Esse tipo de evento ocorre pois a empresa está emitindo novas ações e expandido o seu capital social, eu particularmente encaro isso de forma bastante positiva pois mais recursos trazem novos investimentos consequentemente um crescimento da empresa. No meu caso particular a subscrição foi a compra de papéis da AES Tietê (TIET2) a um preço pré-definido (R$2,06), que atualmente é mais barato do que comprar as ações preferenciais (TIET4) no mercado secundário (hoje fechou a 2,30).





A partir dai me surgiram algumas dúvidas, que eu creio sejam comuns para qualquer marinheiro de primeira viagem no assunto e essas foram: quantas ações eu posso comprar nessa subscrição, vale a pena fazer essa compra e será que eu serei cobrado pela minha corretora alguma taxa por essa transação.

Vou responder essas perguntas de acordo com o que li e o feedback do pessoal da minha corretora.

Com relação a quantidade de ações que posso comprar esse número se limita a aproximadamente 1,43% sobre o número de cotas (TIET4) que eu detenho. O preço é de R$2,06 por ação e o direito de preferência pode ser feito até as 12 h do dia 12/09/2019. Essas informações eu retirei de um aviso ao cotista.

Quanto isso vai me custar? A taxa segundo a minha corretora não é cobrada para realizar esse tipo de transação. Sinceramente eu não sei se esse tipo de política se estende as demais corretoras, logo, acredito que seja interessante você que também ficou com essa dúvida entrar em contato com a sua.

Por último, vale a pena ou não a compra? Sinceramente eu fiz a compra, já que o valor do papel estava em "promoção" se compararmos com o mercado secundário e pelo fato de que eu acredito nos números da empresa até porque é por isso que eu detenho ações dela. =)) Mas, obviamente cabe a você avaliar..

Em resumo é isso, espero que tenha de alguma forma contribuído para responder algumas perguntas suas que eu também me fiz há alguns dias atrás.

Bons investimentos!!

Agora só pra quem Gosta de ler.

PUTA OBS: Só hoje tá tendo a BOOK FRIDAY da Amazon. Um monte de livro com até 80% de desconto e frete grátis.

Ahhhh e o Kindle Unlimited tá a 1,99 por 3 MESES. Esse tá de graça. Lembrando que não precisa ter Kindle pra aproveitar

Quem quiser Conferir Clique Aqui










Um comentário: