E aí, vocês são produtivos?
C's da Produtividade
Fala, galera. Tudo bom?
Eu estava um dia em casa refletindo de como tenho o péssimo hábito de começar coisas e não termina-las. E, por algum motivo, lembrei de um vídeo que tinha assistido que tinha falado sobre os C's.
O significado deles é simples.
O significado deles é simples.
"Comece, Continue e Conclua"
Parece bobo, né?
Mas a verdade é que eu fui pegar uma folha e comecei a anotar tudo que tinha começado e não tinha acabado. Galera, eu me surpreendi MUITO!
curso de alemão, curso de marketing digital, livro de persuasão, start up enxuta, projeto maratona.... por aí vai.
É impressionante como a gente tem o poder de ficar facilmente estimulado por algo e, de repente, você meio que perde o tesão e larga de lado. Coisas que você investiu seu tempo e parou no meio do caminho.
Desse dia em diante eu comecei a me forçar sobre terminar as coisas. O problema de você ter muita informação é que você fica perdido, não sabe por onde começar. Peguei uma outra folha de papel e fui escrevendo o que que tinha ordem de importância pra mim. Eu diria o seguinte, você faz por hobby ou é uma prioridade aquilo?
Dependendo da sua resposta, vai pro topo da lista. Você só passa pra próxima tarefa quando acabar aquela. É bobo? Muito. É eficiente? Demais!
Tenho aplicado essa regrinha associada a um fluxo de processo de GTD (getting things done) e eu tenho alcançado uma produtividade melhor. Ou pelo menos venho acabando de fazer o que estava me propondo.
E vocês? Tem alguma forma melhor pra acabar as coisas que começaram?
Abraços!
Mas a verdade é que eu fui pegar uma folha e comecei a anotar tudo que tinha começado e não tinha acabado. Galera, eu me surpreendi MUITO!
curso de alemão, curso de marketing digital, livro de persuasão, start up enxuta, projeto maratona.... por aí vai.
É impressionante como a gente tem o poder de ficar facilmente estimulado por algo e, de repente, você meio que perde o tesão e larga de lado. Coisas que você investiu seu tempo e parou no meio do caminho.
Desse dia em diante eu comecei a me forçar sobre terminar as coisas. O problema de você ter muita informação é que você fica perdido, não sabe por onde começar. Peguei uma outra folha de papel e fui escrevendo o que que tinha ordem de importância pra mim. Eu diria o seguinte, você faz por hobby ou é uma prioridade aquilo?
Dependendo da sua resposta, vai pro topo da lista. Você só passa pra próxima tarefa quando acabar aquela. É bobo? Muito. É eficiente? Demais!
Tenho aplicado essa regrinha associada a um fluxo de processo de GTD (getting things done) e eu tenho alcançado uma produtividade melhor. Ou pelo menos venho acabando de fazer o que estava me propondo.
E vocês? Tem alguma forma melhor pra acabar as coisas que começaram?
Abraços!
Leitura da semana: Aqui
Olá, Dividendos UFRJ.
ResponderExcluirEu também tenho esse péssimo hábito, haha. Volta e meia, quando olho minha pasta de posts, vejo que têm uns 4 ou 5 rascunhos em 30 a 60% completo e nenhum post pronto pra completar. Parece que perde a graça se eu não escrevo num tiro só, sei lá.
Esse mantra aí do "Comece, Continue e Conclua" é ótimo mesmo. Acho que preciso colocar mais disso na vida, especialmente quando minha atenção se espalha e não sei por onde começar (tenho uns 15 livros que quero ler no momento, mas preciso escolher qual é o primeiro)
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
https://pinguiminvestidor.com
Pinguim, Exatamente isso!! Estou com 3 livros em "aberto" e não termino. Mas eu tenho adaptado essa rotina dos C's e vem funcionando, cara. No início é chato e lento mas dps pega o jeito.
ExcluirValeu pela visita!
abraço
Muito legal Dividendos ufrj. Também estou com esse péssimo hábito, não era assim não mas agora estou, vou começar a me disciplinar de novo.
ResponderExcluirAbraços,
Acho que o mais importante é identificar e reconhecer. Daí vocÊ consegue ajustar e melhorar, pelo menos funciona assim pra mim
Excluirabraço
Boa dica... de tempos para cá fui anotando as coisas também.. com o passar dos anos ficamos mais velhos e com mais tarefas rsrs
ResponderExcluirObs.: Te add na minha lista amigo !! gostei do seu blog
Cara, as tarefas nunca vão acabar. Cabe a nós administrarmos melhor. Eu me amarro nesse nicho de produtividade, devo fazer mais alguns posts sobre isso
Excluirtá add aqui tb
abraço