quinta-feira, 25 de julho de 2019

O meu melhor ativo é..

Fala rapaziada, beleza?

Desde que comecei a ficar fulltime estudando pra concurso parei pra refletir e cheguei a uma analogia interessante. Que tem tudo a ver com mercado financeiro. É mais ou menos assim.

Vocês já pararam pra pensar qual o seu melhor ativo? Se é aquele super bancão ou aquela hidrelétrica top ou a nova fintech que abriu capital?


Pois é.. Isso é bem relativo e pessoal, concordam?

Mas e se vocês começassem a pensar por um outro lado. Bora lá?
Já pararam pra pensar que um ótimo ativo é o tempo? Que se você parar e analisar, ele foi ,DEFINITIVAMENTE, o ativo que mais se valorizou. Duvida?


Ué, não importa se uma magazine luiza cresceu 800%. Veja só, quando você é mais novo e tem tempo de sobra ele tá la desvalorizado, underated total. Só que você vai ficando mais velho e do nada você vê o efeito bola de neve nesse ativo. BOOM!

Explodiu quantos porcento? Você começa a ver valor nele e começa a precifica-lo bem agora. Cuida melhor dele, analisa no balanço anual se teve um resultado positivo ou negativo.

Viu? Você começa a entender que esse ativo é top. Passado mais um tempo, você vê que ele cresceu MUITO de novo. De tal forma que você não consegue comprar mais "cotas" dele.

Conseguiram sacar a analogia? Parece meio boba e talz, eu sei. Mas se parar e pensar é a nossa vida em jogo. Então porque não começar a ver com mais frequência o balanço desse super ativo? Tá dando lucro ou prejuízo?

Não acho que devemos largar tudo e aproveitar ao máximo, sou a favor de um equilíbrio. Então se você só foca em algo tente reavaliar da mesma forma que você olha suas ações no final de cada ano ou com frequência maior, você que sabe.

E vocês? Qual o seu maior ativo?

Abraços

Leitura da semana: Como convencer alguém em 90 segundos

7 comentários:

  1. Olá, Dividendos UFRJ!

    Interessantíssima esta observação. Meu tempo foi o ativo que permitiu que meu patrimônio dobrasse de tamanho em menos de um ano de investimentos, e há de se dobrar muito mais vezes lá na frente de novo.

    Tendemos a pensar no tempo como um recurso escasso, finito, então esta forma de se ver o tempo realmente é inovadora. Vamos parar de culpar o tempo e passar a valorizá-lo como deve ser.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Dar o devido valor a ele agora e não qd não pudermos aproveita-lo. Depois vai ser tarde e não vai dar pra poder fazer nada sobre as "perdas"
      abraço

      Excluir
  2. É a lei da escassez... quanto menor a quantidade mais valioso. Quando criança não nos preocupamos muito com o tempo pois temos todo o teeeemmmpo do mundo. Nesta época o que mais queremos é que o tempo passe rápido para chegar o Natal. Mas aí a vida vai passando e seu tempo de vida vai ficando cada vez mais escasso, é aí que vc começa valorizar mais, rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Uó. Foi uma analogia que fiz, dá pra parar e refletir um pouco, ter uma visão um pouco mais aberta e diferente.
      abraço

      Excluir
  3. Excelente analogia! A grande maioria acho que concorda que nosso grande ativo hoje é o tempo. Acredito que a chave para a felicidade nao seja "ter mais tempo" e sim "aproveitar melhor nosso tempo", e ai voltamos a questao pessoal do que cada um considera importante na vida. Eu por exemplo gosto de curtir o tempo com minha familia e viajar, entao é isso que vou buscar fazer com parte do meu tempo livre quando me aposentar.
    Abs e bons investimentos!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso é muito difícil de aceitar no início. Eu tenho sido extremamente focado em concurso e com isso abro mão de várias coisas que gosto. Eu me saboto falando que é um "mal necessário". Eu acredito que pra conquistar algo você deve sacrificar algo, a dúvida é: até quanto sacrificar?
      Valeu pela visita

      Excluir
  4. Cresceu tanto que dá até medo de entrar agora e cair kkkk

    ResponderExcluir