Quero Receber Novidades

Saiba quando tem post novo

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Vamos Falar sobre Subscrição? Você sabe o que é?

Subscrição: o que é, pra que serve e pra onde vai?

Fala galera, como vão esses investimentos?

Estou fazendo esse post pois esse mês me deparei com algo "novo" para mim. Abri meu home-broker para dar aquela avaliada nas minhas posições e me deparo com um papel que não estava lá anteriormente "TIET2". A primeira coisa que pensei foi que p**** é essa de TIET2 que eu não me lembro de ter comprado em momento nenhum.

Depois de uma breve pesquisa vi que se tratavam de ações as quais eu tinha direito à subscrição.

Esse nome não me era estranho, inclusive já havia lido a respeito, mas nunca tive, até então, a oportunidade prática de exercer esse direito...

Mas afinal o que é a tal subscrição???




Colocando de forma simples é um direito, que as pessoas que já possuem uma posição em ações de uma determinada empresa têm de exercer. Esse tipo de evento ocorre pois a empresa está emitindo novas ações e expandido o seu capital social, eu particularmente encaro isso de forma bastante positiva pois mais recursos trazem novos investimentos consequentemente um crescimento da empresa. No meu caso particular a subscrição foi a compra de papéis da AES Tietê (TIET2) a um preço pré-definido (R$2,06), que atualmente é mais barato do que comprar as ações preferenciais (TIET4) no mercado secundário (hoje fechou a 2,30).





A partir dai me surgiram algumas dúvidas, que eu creio sejam comuns para qualquer marinheiro de primeira viagem no assunto e essas foram: quantas ações eu posso comprar nessa subscrição, vale a pena fazer essa compra e será que eu serei cobrado pela minha corretora alguma taxa por essa transação.

Vou responder essas perguntas de acordo com o que li e o feedback do pessoal da minha corretora.

Com relação a quantidade de ações que posso comprar esse número se limita a aproximadamente 1,43% sobre o número de cotas (TIET4) que eu detenho. O preço é de R$2,06 por ação e o direito de preferência pode ser feito até as 12 h do dia 12/09/2019. Essas informações eu retirei de um aviso ao cotista.

Quanto isso vai me custar? A taxa segundo a minha corretora não é cobrada para realizar esse tipo de transação. Sinceramente eu não sei se esse tipo de política se estende as demais corretoras, logo, acredito que seja interessante você que também ficou com essa dúvida entrar em contato com a sua.

Por último, vale a pena ou não a compra? Sinceramente eu fiz a compra, já que o valor do papel estava em "promoção" se compararmos com o mercado secundário e pelo fato de que eu acredito nos números da empresa até porque é por isso que eu detenho ações dela. =)) Mas, obviamente cabe a você avaliar..

Em resumo é isso, espero que tenha de alguma forma contribuído para responder algumas perguntas suas que eu também me fiz há alguns dias atrás.

Bons investimentos!!

Agora só pra quem Gosta de ler.

PUTA OBS: Só hoje tá tendo a BOOK FRIDAY da Amazon. Um monte de livro com até 80% de desconto e frete grátis.

Ahhhh e o Kindle Unlimited tá a 1,99 por 3 MESES. Esse tá de graça. Lembrando que não precisa ter Kindle pra aproveitar

Quem quiser Conferir Clique Aqui










quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Minha experiência com a Xiaomi

Comprei um celular Xing Ling





Ok, ok. Não era tããão desse jeito. Na verdade, meu celular tinha dado pau e eu precisava de um novo. Quem nunca? Mas vocês já pararam pra analisar preços? Tudo muito caro.

Discutindo isso com um amigo, ele me chega e fala: "cara, já ouviu falar de Xiaomi?".
Menor ideia do que era. Fui googlar e procurar reviews. Simplesmente me surpreendi de como nunca tinha ouvido falar.

A empresa é uma gigante Chinesa que trabalha com uma margem não tão alta de lucro (filosofia do seu CEO) e fabrica desde celular, carro a aspirador de pó. Conclusão. Comprei um Xiaomi A2

Simplesmente fantástico pelo preço, não vai ser um S10, logicamente, mas pelo preço tá valendo muito. E o melhor que o android não veio cheio daqueles programas que tu não consegue deletar nem a pau. Conclusão. Comprei um Tablet também. 

Descobri que essa empresa é muito querida entre a galera Geek. Isso porque eles conseguem oferecer um Puta produto com preço Bom. Hoje posso ser considerado um Xiaominion e tô nem aí pra outras marcas.

Conclusão

Infelizmente, rola um preconceito gigante com marcas chinesas. O que é, de fato, verdade em alguns produtos, mas não podemos generalizar. Exemplo é a Lenovo que comprou a Motorola e ainda patrocinava a Ferrari na F1. Tem como ser vagabundo?

Só sei que, pro que me proponho a usar, eles tem me servido MUITO além da expectativa. Acho que vale abrir a mente e não só ficar pensando em marcas X,Y,Z porque são as mais famosas. Querendo ou não nós temos que procurar por Qualidade e Preço, até porque, não tá fácil pra ninguém.

E você? Compraria alguma coisa mais cara chinesa?

Abraços

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Já ouviram falar dos 3C's da Produtividade?




E aí, vocês são produtivos?


C's da Produtividade

Fala, galera. Tudo bom?

Eu estava um dia em casa refletindo de como tenho o péssimo hábito de começar coisas e não termina-las. E, por algum motivo, lembrei de um vídeo que tinha assistido que tinha falado sobre os C's.

O significado deles é simples.

"Comece, Continue e Conclua"

Parece bobo, né?
Mas a verdade é que eu fui pegar uma folha e comecei a anotar tudo que tinha começado e não tinha acabado. Galera, eu me surpreendi MUITO!
Resultado de imagem para tarefas inacabadas


curso de alemão, curso de marketing digital, livro de persuasão, start up enxuta, projeto maratona.... por aí vai.

É impressionante como a gente tem o poder de ficar facilmente estimulado por algo e, de repente, você meio que perde o tesão e larga de lado. Coisas que você investiu seu tempo e parou no meio do caminho.

Desse dia em diante eu comecei a me forçar sobre terminar as coisas. O problema de você ter muita informação é que você fica perdido, não sabe por onde começar. Peguei uma outra folha de papel e fui escrevendo o que que tinha ordem de importância pra mim. Eu diria o seguinte, você faz por hobby ou é uma prioridade aquilo?

Dependendo da sua resposta, vai pro topo da lista. Você só passa pra próxima tarefa quando acabar aquela. É bobo? Muito. É eficiente? Demais!



Tenho aplicado essa regrinha associada a um fluxo de processo de GTD (getting things done) e eu tenho alcançado uma produtividade melhor. Ou pelo menos venho acabando de fazer o que estava me propondo.

E vocês? Tem alguma forma melhor pra acabar as coisas que começaram?

Abraços!

Leitura da semana: Aqui

quinta-feira, 25 de julho de 2019

O meu melhor ativo é..

Fala rapaziada, beleza?

Desde que comecei a ficar fulltime estudando pra concurso parei pra refletir e cheguei a uma analogia interessante. Que tem tudo a ver com mercado financeiro. É mais ou menos assim.

Vocês já pararam pra pensar qual o seu melhor ativo? Se é aquele super bancão ou aquela hidrelétrica top ou a nova fintech que abriu capital?


Pois é.. Isso é bem relativo e pessoal, concordam?

Mas e se vocês começassem a pensar por um outro lado. Bora lá?
Já pararam pra pensar que um ótimo ativo é o tempo? Que se você parar e analisar, ele foi ,DEFINITIVAMENTE, o ativo que mais se valorizou. Duvida?


Ué, não importa se uma magazine luiza cresceu 800%. Veja só, quando você é mais novo e tem tempo de sobra ele tá la desvalorizado, underated total. Só que você vai ficando mais velho e do nada você vê o efeito bola de neve nesse ativo. BOOM!

Explodiu quantos porcento? Você começa a ver valor nele e começa a precifica-lo bem agora. Cuida melhor dele, analisa no balanço anual se teve um resultado positivo ou negativo.

Viu? Você começa a entender que esse ativo é top. Passado mais um tempo, você vê que ele cresceu MUITO de novo. De tal forma que você não consegue comprar mais "cotas" dele.

Conseguiram sacar a analogia? Parece meio boba e talz, eu sei. Mas se parar e pensar é a nossa vida em jogo. Então porque não começar a ver com mais frequência o balanço desse super ativo? Tá dando lucro ou prejuízo?

Não acho que devemos largar tudo e aproveitar ao máximo, sou a favor de um equilíbrio. Então se você só foca em algo tente reavaliar da mesma forma que você olha suas ações no final de cada ano ou com frequência maior, você que sabe.

E vocês? Qual o seu maior ativo?

Abraços

Leitura da semana: Como convencer alguém em 90 segundos

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Pechincha no Ibov?



Resultado de imagem para barato

E aí, pessoal? Será que tem?



Mês passado andei fazendo algumas pesquisas e tentando achar algo que pudesse comprar a um preço  razoável. Nessa procura eu queria buscar algo que estivesse abaixo de 10 Bolsos pra poder pegar lotes de 100. Fique claro que, não é porque está abaixo de 10 que é barato, foi só um critério a mais que escolhi.

Procurei, procurei e procurei e decidi entrar em 3 ações que achei um valor justo. Abaixo vou dizer o porquê que entrei.

Ações Escolhidas




1) Cielo

Resultado de imagem para cielo
Era uma ação que eu tinha um certo preconceito. Isso porque eu tento usar nos meus critérios o fator valor agregado ao cliente. No caso da Cielo, ela era uma puta ação para o investidor. Ótimos resultados e dividendos, só que para o lojista não era tão boa. Só trabalhava com aluguel e taxas não tão atrativas, só que com a concorrência acirrada fez as coisas mudarem.

Sum up, pagseguro, stone, safra. Tudo corrento atrás dela. O marketshare caiu bem, junto com seu lucro. Eu, se tivesse como, entraria na pagseguro. Meus pais são comerciantes e eu realmente gostei do que ela oferece e agrega pra gente, mas o capital é aberto só nos eua..(paciência).  De fato, o valor da ação caiu muito! Aí parei e pensei, será que temos uma oportunidade?

Vejo que Cafarelli vai ter muito trabalho pela frente, só que eu já vejo umas movimentações. Reinvestimento pesado em marketing e diminuição dos dividendos. Hoje, tenho visto cielo em tudo que é canto, taxas melhores, mais produtos (maquininhas) e etc.

Ela vai se reerguer? 
Não sei. No entanto, acho que pelo valor que paguei (6,60) valeu a pena. Acredito que não vai chegar ao nível que já foi um dia, mas que tem potencial pra melhorar e se manter por cima.

2) Klabin

Resultado de imagem para klabin



Eu até um tempo atrás não curtia empresas endividadas. Só que o tempo passa e você vê que radicalismo é ruim. Endividamento tem o fator positivo quando bem administrado, pois pode servir para uma expansão e talz.

Empresa ultra antiga, que tem mostrado resiliência ao se manter durante todas as crises. Sempre pagando dividendos atrativos e buscando se expandir, acionistas da família com muitos papéis da empresa (me faz acreditar que vão dar o sangue pela empresa) . Apesar de ser um setor com algumas empresas empresas de concorrentes, ela trabalha meio que por fora..focada em papelão em si. 

Enquanto buscava mais informações sobre, acabei descobrindo que é uma das queridinhas do Barsi. Não que isso deva influenciar em algo, mas sei lá, né. É o Barsi.

Paguei por volta de 2,93. Achei interessante e também não tinha nada nesse setor de celulose. Resolvi diversificar pra esse lado também.

3) AES Tiete

Resultado de imagem para aes tiete



Essa, confesso que, apesar de ter pesquisado, foi uma das que olhei menos. Vi que tinha um lucro absurdo até uns anos atrás mas que por uma perda de contrato o lucro desabou.
Só que, na crise uns choram e outros vendem lenços. Ela se mostrou capaz de voltar a crescer. Se olhar os lucros dos últimos anos, ela vem se reinventando. Diversificando em setor eólico, e acaba que o lucro voltou a subir. Longe do que já foi, de fato.
Maaaas os dividendos são recorrentes e atrativos. Cheguei a pagar por volta de 2,12 acho.


Conclusão.

Eu comecei a investir em 2015. A bolsa beirava seus humildes 46k, hoje acho tudo muito caro. Apesar disso, fiz entrada nessas empresas que listei acima. São realmente pechinchas? 
Eu cheguei a conclusão que eram, pelo menos na minha opinião. Fiz entrada nelas e vou ver o que vai rolar.
Até hoje, elas subiram bem, só que não vou usar isso de parâmetro. Até por que ibov bateu topo histórico, ou seja, qualquer porra tá subindo. Mas acredito que os preços foram justos.

OBS: não é uma indicação, eu fiz uma análise e ACHEI isso. Não sou profissional nem nada. Até por que eu até queria entender  como a galera precifica as paradas. Procurei uns cursos no Udemy e Hotmart sobre. Acabei achando esse no Hotmart, alguém já fez? Vale a pena?

E aí, galera? Acharam alguma pechincha na bolsa?
Abraços


OBS: pra quem curte livro a Amazon tá com 2 dias de frete grátis =)


segunda-feira, 8 de julho de 2019

O Famoso Quem Indica (QI)

Olá investidores, como estão?

Hoje resolvi falar de um assunto que sempre foi meio que um tabu, o famoso QUEM INDICA.

Cara, eu lembro de passar a faculdade e mesmo um tempo depois escutando vários amigos meus reclamando disso. Na real, um monte de bullshit. Depois de ver meus pais como empreendedores eu percebi que o QI é muito importante e é BOM.


Aí você pode chegar e me perguntar. Como assim bom?
1) Em relação ao empregado
     O cara que tem QI, geralmente, fez essa rede de contatos. Lógico, alguns herdam pela influência dos pais e etc. Mas, na sua grande maioria, eu vejo que são pessoas que buscaram conhecer gente ao longo da vida. São aquelas pessoas que sabem se comunicar/expressar e trabalhar em grupo. Eu prefiro uma pessoa assim do que uma que não fala, se esconde, se omite. Pessoas que tem QI, tem por natureza, a habilidade de oferecer algo de valor para que depois consiga algo de volta (a indicação de uma vaga, por exemplo). E isso é importante para um CARALHO! Buscar pessoas que queiram agregar a outras, não de forma de interesse mas sim por querer mesmo. A reciprocidade vem de graça
2) Lado do Empregador
    Veja bem, concordamos que tempo é dinheiro?
     Se sim, vamos lá. Na época que eu buscava estágio, eu via por dentro como o processo seletivo é LENTO. Não por burocracia, mas por que o pessoal do RH busca o candidato "perfeito". O que pra mim é furada, já que muitos treinam e vivem personagens ali. O QI faria com que esse processo fosse altamente agilizado, isso porque.
Imagina você como estagiário ou funcionário da empresa X. E aí seu chefe chega pra você e pede uma indicação pra cobrir uma vaga que vai ser aberta. O que você faria?
a) Indicaria qualquer amigo
b) Indicaria um amigo que se enquadrasse na vaga e que você confia

Acredito que todo mundo marcaria a "b". Isso porque nós colocamos o nosso na reta, nossa credibilidade vai ser testada. Se o cara faz merda, já era. Sua reputação foi ralo a baixo.

Frase: Você pode demorar 10 anos pra fazer uma reputação e apenas 5minutos para destruí- la

Então eu meio que penso dessa forma. O QI é bom e importante para o empregador e ainda mostra de certa forma as habilidades sociais da pessoa em questão. De fato, TODAS as pessoas que conheço que reclamam de QI são aquelas que, justamente, não possuem um QI.

Esse post foi mais um desabafo pra essa galera que só reclama em vez de levantar e mudar.
E vocês? Tem alguma história de QI pra compartilhar?
Abraço e ótimos investimentos


OBS: seguem dois links relacionados a network. Um é o ted do Raiam e outro é o livro dele. Esse cara é super conectado internacionalmente. Fez uma fortuna passando aparência de babaca no instagram, mas é o personagem que ele vende e que dá dinheiro. Justíssimo.


Livro: Hackeando tudo 
TED Raiam




sexta-feira, 28 de junho de 2019

NuBank, banco do futuro?

Olá, investidores. Como foi o mês? Rolou aquele azul ou vermelho?
Bom, por aqui o mês foi positivo!

Voltando ao assunto do tópico. Hoje, resolvi falar um pouco sobre esse banco ( na verdade, ainda não é banco e sim fintech) que me chamou a atenção há alguns anos. No início, eu fiquei meio receoso por ser algo novo e que REALMENTE facilitava a vida e não cobrava taxas estratosféricas.
Resultado de imagem para nubank

Só sei que pedi o "roxinho"e ele chegou de forma bem rápida, e uma coisa que achei interessante foi a embalagem que veio. Não era uma simples carta com um cartão preso, mas sim uma embalagem toda trabalhada no design, com porta cartão, adesivo e uma hashtag. Sério, o gênio por trás disso foi alguém que amava a apple.. ele fez de algo simples uma ótima experiência.
 Resultado de imagem para nubank
Bom, vamos além. Aplicativo super SIMPLES, forma sucinta e objetiva, digamos que até meu pai consegue mexer nele.

Falei de forma mais estética até agora. Em relação as taxas, eles não cobram! Nem de TED, nem de manutenção da NuConta. Só de saque em 24 hrs que você paga 6,50. Todo dinheiro que você deixa parado na NuConta rende 100% do CDI, ou seja, eles realmente querem que você ganhe dinheiro e aproveite. Não é igual aos "bancões" que tem que jogar da conta pra poupança, da conta pro investimento X e etc. Ahhhh e ele ainda diz quanto que rendeu, o que facilita o seu acompanhamento, o rendimento é diário, não é igual poupança que só ganha no aniversário da poupança.

Vocês devem estar se perguntando como que eles ganham dinheiro. Bom, foi o que eu me perguntei também. Eles basicamente ganham dinheiro com os juros de atraso da fatura (que é menor do que o dos outros players) e através das compras que ganham uma %.

Então Div, só tem vantagem?
Cara, até agora só vi 2 coisas ruins que li a respeito deles: 1) não são banco, por causa da famosa burocracia brasileira e assim não tem proteção do FGC; 2) Eles vem de sucessivos prejuízos.
Então, não vale?
Por ser um fintech em fase "inicial", acredito que seja comum isso. No entanto, pelo que pesquisei no s balanços, eles dobraram a receita e diminuiram a dívida, além de terem recebido uma porrada de dinheiro de uns chineses aí da Tercent. Notícia aqui

Bom, eu sei que comprei a ideia deles. Aqui na família já convenci mais 3 pessoas a conhecerem o produto. Eu acho que uma empresa é muito FODA quando consegue ganhar o seu dinheiro ao mesmo tempo que agrega valor ao cliente, te facilita, joga limpo. O fato de não esconder taxas e ser transparente me ganhou como cliente. Falando em transparência, eles tem um sistema de pontos (NuRewards) e que falam pra você se vale ou não entrar. Quando seu gerente chegou pra você e falou se era algo bom ou ruim?
Acho que é isso pessoal, espero ter esclarecido algumas dúvidas.
Abraço e até a próxima
Resultado de imagem para nubank




sexta-feira, 17 de maio de 2019

9 bilhões são pagos pelo Tesouro Direto

Éééé, gente!
É muita grana, e sabe o que isso significa? Que mais gente está investindo em TD!!
Ainda temos um número absurdo de 62,3 milhões de contas de poupança. Sendo ainda a preferida da população mas como diria o poeta Chorão "mas essa porra um dia vai mudar".
O principal motivo das pessoas continuarem na poupança é a famosa "segurança". Oras, com esse recorde de pagamento mostra tb a segurança de investir em TD.
Só que é cultural.. aquele ditado diz "casa de ferreiro, espeto de pau" e é verdade.. aqui em casa eu tento convencer todos os dias e provar que estão fazendo um PÉSSIMO negócio e nada. Esse pagamento bilionário tá aí pra comprovar que eles realmente pagam!!!

Bom, no meu caso eu comprei o IPCA+ 2x em 2015 e 1x em 2016. Hoje vai cair na minha conta e eu já estou na expectativa de como reinvestir. Como investi numa época de crise das brabas, eu consegui pegar umas taxas bem boas.. meu melhor ipca pagava 6,84+IPCA. Nessa mesma época eu cheguei a achar um préfixado que pagava incríveis 16%!!!

Fato é que, sigo estudando pra ver em que que vou abrir posição. Estou muito tentado em deixar em algum fundo de liquidez diária, mas ainda não decidi.


"Se quiser derrubar uma arvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado"
Provérbio chinês.

domingo, 12 de maio de 2019

Dicas para quem quiser ler mais sobre investimentos

A cada dia que passa me torno mais convicto de que mudar a minha forma de pensar, sair do comodismo de investir nos bancos tradicionais e buscar informações e novas maneiras de investir, vai ser o caminho para que no futuro eu consiga atingir a tão desejada independência financeira e viva de dividendos.

Se você chegou nesse blog então, muito provavelmente, concorda com esse tipo de pensamento.

Não é fácil dar o primeiro passo e ir de encontro com tudo que as pessoas mais tradicionais massificaram na cabeça como a forma certa de se investir.

Como ainda sou iniciante nessa caminhada e tenho a humildade de reconhecer que ainda tenho muito a aprender, venho buscando mais informações para me ajudar a tomar a decisão "certa". Não tem para onde correr, infelizmente, a solução é continuar estudando para ser capaz de tomar as minhas próprias decisões.

Sem me delongar mais, trouxe um link para compartilhar com vocês onde é possível baixar alguns e-books gratuitos sobre investimento e educação financeira.

https://lp.infomoney.com.br/ebooks-gratuitos-investimentos

"O conhecimento é mais lucrativo que a prata, e seu salário, melhor do que ouro. Nada que você deseje pode ser comparado a ele."
Provérbios, 3:14-15 (NLT)



quinta-feira, 9 de maio de 2019

Volta!

Faaaala, investidores!! Tudo bem?

Fiquei um bom tempo afastado da blogosfera, mas devido ao boom do mercado financeiro (Valeu, Betina!) eu decidi voltar a escrever e aportar.
Na verdade, eu nunca parei de aportar e acompanhar todos os parceiros de investimentos. O que acontece é que, como todo concurseiro, a motivação vive um ciclo (talvez até maior que os das ações) e acabei desanimando de escrever.

Bom, já voltei num mês totalmente místico para os brasileiros. Maio, o pesadelo. Já são dez anos de ferro atrás de ferro nesse mês. Já tivemos uma falinha do Trump, nossa reforma que não sai e sei lá o que mais pode surgir.

A princípio vou atualizar como está minha carteira e pretendo nas próximas semanas escrever sobre o NuBank, que me pareceu uma ÓTIMA opção.

Segue o baile e ótimos dividendos a todos.



Volume total investido: R$17.754,53.